Bem Vindo a este Blog Católico Mariano e Pró-Vida!!!

Bem Vindo a este Blog Católico Mariano e Pró-Vida!!!







A Vida Humana Começa com a Concepção, por isso o aborto É Crime e como tal deve ser tratado!!!







Quem Ama Não Mata!!!







Salve Maria!!!































Coração Imaculado de Maria Livrai o Brasil da Maldição do Aborto!!!
































Catolicismo e Defesa da Vida Nascitura!!!

Catolicismo e Defesa da Vida Nascitura!!!
Nossa Senhora, Nascituro, Papas e Nosso Senhor JESUS CRISTO

Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

A Batalha Espiritual e a Defesa da Vida Nascitura!!!

A Batalha Espiritual e a Defesa da Vida Nascitura!!!





     Caros Irmãos e Irmãs:-

   Dia 18 de Novembro próximo completar-se-ão 26 anos da reunião da qual se originou os movimentos Pró-Vida de São Paulo e de Curitiba, isto significa que há mais de um quarto de século estou nesta luta em defesa da vida nascitura!!!
   Se lhes fosse perguntado qual o ramo da teologia que mais se adequaria à questão do aborto, creio que a maioria responderia que é a Teologia Moral. Mas se considerarmos que o aborto e a desordem moral que reina nos dias de hoje é uma obra satânica, certamente o ramo da teologia que mais se relaciona com a questão do aborto será o da teologia ascético mística. Com isso além de nos dedicarmos a um profundo estudo da questão do aborto nos campos da moral, biologia, medicina, social, jurídico, etc., também teremos de ter uma intensa vida espiritual e de oração, para que nossa luta Pró-Vida seja eficaz e vencedora. Para que saibamos com nos comportar espiritualmente nessa luta em defesa da vida nascitura contra o aborto, transcrevo abaixo a palestra do Professor Adolfo Castañeda, que é membro da Vida Humana Internacional, movimento Pró-Vida que é o ramo latino da Human Life International, que é o maior movimento Pró-Vida do mundo, presente direta ou indiretamente em quase cem países, realizada em Brasília, no dia 08/08/1995, numa reunião de dirigentes de Movimentos Pró-Vida. Embora esta palestra tenha ocorrido a mais de 23 anos, ela é atualíssima!!!

Professor Adolfo Castañeda.

   O Prof. Adolfo Castañeda é diretor de educação para divulgação hispânica para a Human Life International e o braço de divulgação hispânica da HLI, Vida Humana Internacional . Ele tem um Mestrado em Teologia do Seminário Regional (Major) St. Vincent de Paul, em Boynton Beach, Flórida, onde estudou como aluno leigo. Ele também possui uma Licença em Teologia Moral da Academia Alfonsiniana em Roma.
   É muito importante a leitura do texto abaixo, para termos uma atuação Pró-Vida eficaz!!!

Alexandre Luiz Antonio da Luz
Ex-Presidente da Sociedade Protetora dos Nascituros Imaculada Conceição de Maria
Movimento Pró-Vida da Arquidiocese de Curitiba




A Batalha Espiritual

Prof. Adolfo Castañeda – Vida Humana Internacional


   Dividiremos este importante tema em duas partes. Primeiramente falaremos da importância de compreender que a batalha Pró-Vida é parte da Batalha Espiritual. Numa segunda parte falaremos da importância dos ativistas Pró-Vida terem uma vida de oração e fraternidade para poderem triunfar nesta batalha pela vida e pela família.



1ª Parte – A Batalha Pró-Vida É Parte da Batalha Espiritual:-

   Temos que compreender que a batalha pela vida e pela família é parte da batalha espiritual, isto é, a batalha entre DEUS e o diabo, entre a salvação e a perdição.Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares (Efésios 6,12). Satanás e os espíritos malignos utilizam as pessoas, instituições, idéias, dinheiro, etc., para realizar seus planos de destruição e morte. Se não conhecemos a natureza dos nossos verdadeiros inimigos, como vamos saber que armas utilizar para poder vencer? Como veremos mais adiante, temos de utilizar as armas de DEUS, pois sem a Graça de DEUS e uma visão espiritual desta batalha, estamos perdidos, pois o diabo é muito mais poderoso que nós, mas DEUS é infinitamente mais forte que ele.
   O plano de satanás é muito preciso em seus fundamentos, embora complicado em seus desdobramentos:-

a) O diabo tem ódio a DEUS e inveja da Sua criação mais apreciada:- o homem. Ora, DEUS criou o homem para a imortalidade, e o fez à imagem de sua própria natureza. É por inveja do demônio que a morte entrou no mundo, e os que pertencem ao demônio prová-la-ão (Sabedoria 2, 23-24).

b) Como o diabo não pode fazer mal a DEUS, que destruir o homem, essa é sua meta. JESUS disse que o diabo era homicida desde o princípio(João 8,44).

c) Para destruir o homem, a arma mais eficaz do diabo é a mentira, essa é sua estratégia. JESUS nos disse também que o diabo não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira (João 8,44). Observe que diz que é “pai da mentira”, ou seja, que utiliza outros para que transmitam suas mentiras. De fato todas as estratégias antivida e antifamília se resumem em mentir para matar (matar bebês), destruir a família, provocar o desrespeito à sexualidade, etc.

   Para mentir com eficácia, o diabo e seus seguidores, usam meias verdades, os slogans, mudam a linguagem, etc. O diabo e seus sequazes mentem com inteligência e com aparência de bondade e amabilidade. São Paulo Apóstolo nos diz que:- O que não é de espantar. Pois, se o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz” o que “parece bem normal que seus ministros se disfarcem em ministros de justiça (2 Coríntios 11,14-15). Mas para descobrir as mentiras de satanás há que ter discernimento espiritual.



   O aborto, a eutanásia, etc., são os meios pelos quais o diabo e os que o seguem estão destruindo a vida e a família, para destruir a Igreja e a sociedade e derrotar JESUS CRISTO em sua criação. De fato, já o conseguiu em grande parte do mundo.
   Mas a boa notícia é que Nosso Senhor JESUS CRISTO já venceu satanás na Cruz. Momentos antes de ir para sua Paixão, JESUS nos assegurou:- Agora é o juízo deste mundo; agora será lançado fora o príncipe deste mundo (João 12,31). Mesmo que seja no final da História que esta vitória se manifestará em toda a sua plenitude. Enquanto isso, o demônio, cheio de inveja e de ódio, porque seu fim está próximo (confiram Apocalipse 12,12), anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar (1 Pedro 5,8). Porém não há o que temer se tomamos as armas de DEUS:- porque o que está em vós é maior do que aquele que está no mundo (1 João 4,4).
   Entretanto, apesar de termos a vitória em Nosso Senhor JESUS CRISTO, teremos que fazê-la nossa. Pois apesar da vitória em JESUS estar assegurada, o que conta é estar ao Seu lado no final e não do lado dos covardes e dos inativos. Alem disso, se não lutarmos, se perderão, entretanto, muitas vidas e muitas almas. Teremos que nos preparar pela fé, pela retidão e pela Graça de DEUS que nos dará a vitória. Porque todo o que nasceu de DEUS vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé (1 João 5,4).
   Porem há que lutar muito. Isto é, trata-se de uma batalha espiritual e humana ao mesmo tempo. Por conseguinte, há que se empregarem os meios espirituais e humanos que DEUS colocou ao nosso alcance. Tomai, portanto, a armadura de DEUS, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever (Efésios 6,13). Nossa alma e nossa atividade têm que estar cheias do ESPÍRITO SANTO e da Sabedoria de DEUS. Se não, fracassaremos nós, ainda que a vitória de DEUS se manifeste plenamente ao final da história.
   Há que se evitar dois extremos:-

a) O Pessimismo:- Que leva ao abandono da batalha, em face das derrotas e dificuldades temporais. Há que ter uma visão ampla de que DEUS está do nosso lado e de que ELE tem a vitória. De fato, é DEUS mesmo Quem nos chamou a servi-lo aqui, nesta missão Pró-Vida, esta batalha é Sua, não nossa, e ELE saberá quando por fim. Os frutos, ainda que não os vejamos, são Seus. ELE é infinitamente mais forte que satanás e os que o seguem.                                                               

b) A Complacência:- Que leva à inatividade, ao acreditar falsamente que não faz falta lutar porque DEUS já ganhou a batalha. Se não fizermos nada, seremos cúmplices de todo o mal (principalmente os abortos praticados) que se faz nestes dias de hoje. Simplesmente teremos de obedecer a DEUS que nos manda amar ao próximo e a mudar a sociedade, não importando os resultados. DEUS nos deu a missão de conquistar o mundo para Seu Filho. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo. (Mateus 28,19-20).

   Desta missão principal de evangelizar e converter todos em discípulos de CRISTO é que surge, como parte dela, a missão Pró-Vida. Pois o Evangelho da Vida é parte do Evangelho, que é CRISTO mesmo. “Este é também o caso relativo à proclamação do Evangelho da Vida, uma parte integral desse Evangelho que é o próprio JESUS CRISTO” (São João Paulo II, O Evangelho da Vida, N.º 78).



2ª Parte – A Vida de Oração e Fraternidade:-


   Dissemos que a batalha pela vida e pela família é parte da batalha espiritual. Portanto devemos lutar com as armas espirituais. Muito bem, as armas espirituais são a oração, os Sacramentos, a Palavra de DEUS e a união no amor com os irmãos na fé.
   Não trata aqui de se propor uma espiritualidade particular, senão de simplesmente de exortar a oração. Sem ela não podemos nada, nossa luta se converteria em ativismo vazio. Todo ativista Pró-Vida deve viver uma vida de sólida oração e de séria disciplina espiritual. É crucial que compreendamos isto! Sem a Graça de DEUS não podemos nada! Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele (nos disse JESUS), esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (João 15,5), nem sequer conhecer a Vontade de DEUS. Nossa motivação já não seria o amor a DEUS e ao próximo, mas o interesse pessoal.
   Na vida de oração pessoal e de grupo resultam a Adoração Eucarística, assim como o Rosário e a meditação e o estudo assíduo da Bíblia.



   É importante para a oração pessoal fazê-la todos os dias, se possível no mesmo lugar e à mesma hora. Os textos seguintes podem a nos ajudar a darmos conta da importância da oração e da união com DEUS:- Jo 15, 5; Mc 1, 35; Mc 9, 32 e Mc 14, 38.
   A oração em grupo e de intercessão também é poderosa:- Digo-vos ainda isto: se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, consegui-lo-ão de meu Pai que está nos céus. Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. (Mt 18, 19-20). Vejam também 2Crônicas 7, 13-14.
   A freqüência aos Sacramentos também é importante, sobretudo a Eucaristia (se possível diária) e a Confissão regular (de preferência uma vez por mês).
   Ajuda muito também ter um confessor e/ou diretor espiritual, assim com pertencer a um grupo de oração ou de uma comunidade para receber apoio e oração. Leiam outra vez Mt 18, 19-20.
   A Bíblia contém a Palavra de DEUS e é o alimento espiritual de todo o cristão, sobretudo nos momentos difíceis e para poder perseverar nessa luta tão árdua que é a batalha Pró-Vida.
   Passagens importantes para um Pró-Vida na Bíblia:-

1) Sobre a importância da luta Pró-Vida:- Pr 24, 11-12 (Provérbios).

2) Sobre a importância da leitura da Bíblia:- Rm 12, 1-2; Hb 4, 12; Is 55, 11; 2Tm 3, 16-17.

3) Para ter confiança em DEUS e no que Lhe pedimos:- Mt 7, 7-11; Lc 11, 9-13; Mt 6; 1Pd 5, 7.

4) Para se ter pureza de intenção:- Mt 5, 33.

5) Para ser humilde:- Fl 2, 6-11; Rm 12, 16.

6) Para combater o medo, a culpabilidade e a ira:- Lc 15, 1; 1Tm 1, 15-16; Tg 1, 20.

7) Para crescer no amor de DEUS:- Sl 103; Is 52, 13-53.

8) Para se ter paz e autocontrole:- Gl 5, 22-23; Tg 3, 17-18.

   Os cristãos devem estar unidos a DEUS e entre si por laços de amor e irmandade. Só assim serão eficazes em converter o mundo e em defender a credibilidade do cristianismo. Momentos antes de ir para a sua paixão, JESUS orou assim ao PAI:- Não rogo somente por eles (os discípulos), mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim. Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste. (Jo 17, 20-21); vejam também Ef 4, 1-6.
   Neste contexto é oportuno assinalar que é muito importante saber trabalhar  com nossos irmãos evangélicos, com aqueles que respeitam a nossa Igreja Católica. São João Paulo II, durante o seu papado, foi muito a favor de um correto ecumenismo e o incluiu no seu plano pastoral para a celebração do Jubileu dos 2000 anos da vinda de Nosso Senhor JESUS CRISTO ao mundo, que se encontra descrito na sua Carta Apostólica “Tertio Millenio Adveniente” como preparação do Jubileu do Ano 2000, em 10 de Novembro de 1994, números 24 e 34.
   Entretanto, a unidade dos cristãos, tão necessária para conseguir a conversão a Nosso Senhor JESUS CRISTO e a Sua causa, e em particular à causa Pró-Vida, tem que começar em casa, por nós os católicos. Por esta razão acrescentamos a seguir um breve ensinamento sobre a humildade e a reconciliação.
   Uma das grandes tentações que tem todo o católico comprometido e certamente todo dirigente Pró-Vida é chegar a acreditar que é “homem para todo instrumento”, isto é:- Crer que é auto-suficiente para a realização dos projetos apostólicos. Isto nada mais é que um orgulho disfarçado e destrói o trabalho em equipe e a fraternidade. Lembremo-nos que somos parte do Corpo de CRISTO e que DEUS deu distintos dons a cada um de nós para o funcionamento do Seu Corpo (leiam Rm 12, 3-12 e 1Cor 12, 12-30).
   Esta tentação do homem “polivalente” ataca sobretudo os líderes, que não somente podem cair na tentação de não delegar o trabalho, como também na de açambarcar todo o crédito ou os louros pelo trabalho realizado. Isto é diretamente contrário ao caráter de Nosso Senhor JESUS CRISTO, Servo humilde e sofredor. Confiram:- Is 52, 13-53, 12; Mc 10, 42-45; Fl 2, 2-11. Para o cristão, dirigir é amar e amar é servir sem esperar recompensa, nem glórias, nem prêmios temporais e nem reconhecimento, mas só a Glória de DEUS (confiram Sl 115, 1) e o bem de seus irmãos (confiram Fl 2, 1-4 e Mt 25, 31-40).
   Por outro lado no trabalho em equipe surgirão choques de personalidade e conflitos. Portanto é importante aprender a curar as relações rompidas através do perdão e reconciliação. Temos que estar dispostos a perdoar como Nosso Senhor JESUS CRISTO nos perdoou (confiram Ef 4, 31-32; Cl 3, 12-13; e Lc 23, 33-34). Para dizer mais simplesmente, quem não está disposto a perdoar e a se reconciliar, não pode rezar o PAI Nosso, não pode ser cristão!
   Tanto o dar como o receber o perdão devem ser explícitos. O que ofendeu deve procurar o ofendido e pedir-lhe perdão explicitamente e o ofendido deve dizer-lhe “eu te perdôo”. Desta forma cicatriza-se a ferida e a relação se torna inclusive melhor do que antes. Se o que ofendeu não se aproxima, então o ofendido deve procurá-lo e com toda a amabilidade explicar-lhe o que o está incomodando, então o outro deve pedir-lhe perdão. Se a outra pessoa não reconhece a situação, há que buscar uma ou duas testemunhas e se tão pouco a elas não se faz caso, então, depois de muita oração, haveria de se considerar a possibilidade (no caso de ofensa séria) de se pedir a essa pessoa que se retire da equipe (confiram Mt 18, 15-17).
   A seguir citamos algumas passagens bíblicas (além das citadas) que nos ajudarão a desenvolver uma atitude de unidade e amor fraterno:- Jo 13, 34-35; 17, 20-23; 1Cor 1, 10; Ef 4, 1-6; Cl 3, 11-14; e Rm 12, 9-20.

Conferência proferida pelo Prof. Adolfo Castañeda, na reunião de Dirigentes Pró-Vida, em Brasília, no dia 08 de Agosto de 1995.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.